sexta-feira, 1 de julho de 2011

XYZ - Melhorando a comunicação

XYZ - Melhorando a comunicação

Aprender a ser mais claro com suas emoções, sem irritar o outro.

Quando surgir um conflito, podemos pedir que, em dupla, exercitem o seguinte diálogo:
  • Quando você falou/fez X, eu me senti Y. Por isso eu preferia que você falasse/fizesse Z.
  •  O segundo faz o mesmo processo.
Depois  a dupla conversa sobre isso. Poderia funcionar com os amigos? E com a família? Gostaria de experimentar e ver o resultado?









Julho! JÁ???

Momento corporal, meditação - Fernando

Depois nos dividimos em grupinhos, alterando as dinâmicas da seleção presencial (cortar de 3 dias para 2), lista de materiais necessários, revisão do questionário presencial, ficha de acompanhamento para os educadores preencherem durante a seleção presencial. Tudo isso vai ser apresentado par ao grupo na segunda-feira.

E pra terminar a semana... kibe de abóbora!

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Bê, sites interessantes e DPS

Momento cultural Bê - sites interessantes:
juxtapoz animated gifs

Hoje finalmente conversamos sobre o DPS. Muitas idéias e sugestões, anotadas pelo Lorenzo:

1. DPS no meio de nós: Como os conteúdos são incorporados nas aulas das LEs e LTs?

Noale em Vídeo. Noni nas outras turmas.
. Jogos de Apresentação [a cada novo Ciclo (mês)? se a turma mudar...]
. Jogos de “Despedida” [ritualizar fim do Ciclo da LE (mês), DPS pode ajudar]
. Dinâmica sobre Regras, códigos, convivência
. Dinâmica da Escuta (duplas têm que contar história x interromper)
. Dinâmica Inteligências Múltiplas
. Pesquisa para projetos, concepção dos conteúdos, integração, relações
. Momentos de relaxamento, anti-estresse, reequilíbrio das energias, convivência
. DG: Tipografia (escrita chinesa, taoísmo)
. Taoísmo na vida cotidiana, yin-yang, opostos complementares, percepção de mundo/ percepção artística (parceria com OP)
. Definir horários fixos para DPS
. Participar das aulas específicas pra conhecer as relações da turma
. Combinar presença da Noni também na turma de Vídeo
. Aulas juntos e misturados, 2 turmas   
. Usar tempo extra para planejamento em dupla (Noni + LE ou LT)
. Fechamento do 4º mês: dinâmica para apoiar escolha do projeto/ LE provisória. Identificar afinidade com a área (e não com colegas ou professor)
. Leitura corporal, consciência corporal; “fotografar” a postura geral da turma; postura à mesa (piqueniques gerais e banquetes!); etiqueta básica; códigos de postura social; códigos de ética (relações com colegas, autoria artística/ crédito, relações profissionais, dinheiro).
. Você se alimenta de quê? (“você tem fome de quê?”) O que se bota pra dentro. Evento em que trazem e compartilham vários “alimentos” (de comida mesmo a produtos culturais). De que maneira “alimentamos” a mídia num sentido ou no outro? O que escolhemos consumir (ou nos consome, ou nos faz consumir’), jogar, compartilhar, republicar na web, na tv... Senso crítico e compromisso! (procurar texto “o que voce consome e o que te consome”)
. Fomento via atividades lúdicas para levantar conteúdos dos projetos. DPS pode ajudar.
. DPS para desabrochar “almas de veludo”, gentileza d’alma, mais que respeito, carinho.
2. PPP e Eixos articuladores?
- Qual é o nosso Projeto Político-Pedagócio? (PPP)
- Vamos ter eixos articuladores?
Rodízio:     - Identidade (quem sou eu/quem somos nós)
        (conceito “identidade” segrega? Multiplicidade)
(identificação em vez de identidade: com que me identifico?)
(meus desejos x o olhar do outro)
- Você tem fome (desejo) de quê? [você consome o quê?, é consumido?]
- Etapas intermediárias para chegar à questão final (eu → nós)
        - Comunidade (ou juventude): o que há em comum entre as identidades
        - Transformação (sair de si, reconstruir sua identidade) via linguagem
- Como me expresso (e me revelo): linguagem não é só metodologia, é conteúdo também. Conteúdo = Forma. Forma define conteúdo. Minha identidade transformada. Se “afastar” de si mesmo (ou se conscientizar sobre si) para poder criar.
- Viagem é a escola com três estações de 6 meses. Começamos pela primavera.
        - Identidade (documento) recriada com outras referências/ Passaporte.


Aulão? quando falar de mercado profissional?

Momento corporal Noni - dança maluca.

Ontem o assunto voltou para o aulão. Isso rende....Mas, finalmente, a idéia que ficou: no rodízio, ao final de mês, cada educador faz uma lista de assuntos que valeria a pena aprofundar. Ao final dos 4 meses, faz-se uma votação entre os alunos que oficinas eles gostariam de ter. Aí se organizam as oficinas e cada aluno entra na sala que lhe interessa. Alguns desses assuntos também podem virar aulões no teatro.

Outras coisas importantes ditas no correr do debate:
- importante contextualizar o aritsta no seu tempo histórico e também falar sobre o seu processo de criação.
- no início de cada mês do rodízio, fazer dinâmicas para levantar o que os alunos já sabem sobre o assunto da aula a ser dada. Assim o professor tem um termômetro do que ficou do mês anterior e, ao mesmo tempo, vai abordar o mesmo tema chamando atenção para a especifidade dele naquela linguagem. NONI inventar dinâmicas: saco de idéias, bolinha de papel que voa (uma jogada = uma idéia que ficou)
- ter noção do campo profissional e do mercado (falar no início e/ou no final? no final a conversa pode ser mais rica, pela vivência que já tiveram). Vai rolar de acordo com a sensibilidade do educador.
- outros temas: múltiplas inteligências, ética, retorno social do que aprendeu, o artista é um ser normal (faz xixi como nós).

- a importância do momento final da escolha: Tati sugere um entrevista individual, junto com o preenchimento do formulário.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Blogar ou não blogar? eis a questão

Hoje pesquisamos sobre o Projeto AMORA. Daí a discussão voltou pro blog. Depois de bastante conversa, voltamos atrás na questão para pensar sobre:

O que queremos? E pra quê? Depois a gente escolhe qual a melhor ferramenta.

Como diz o Bê, qual é o desejo? Bem, pra começar precisamos de:

Para o educador:
1. Espaço para cada "aula": objetivos, conteúdos, incluindo imagens, textos e links utilizados.
2. Espaço para auto avaliação.
3. Espaço para colocar desafios a serem respondidos pelos jovens.
4. Espaço para o aluno avaliar cada "aula".

Para o jovem:
1. Espaço para o projeto (individual ou coletivo): objetivo, justificativa, cronograma, dúvidas e novas aprendizagens.
2. Espaço para colocar diariamente o que aprendeu de interessante, dúvidas, links que descobriu relacionados ao assunto da aula ou do projeto que está desenvolvendo.

Frases fantásticas

Se largar aquela mentira no pé de um vira fratura exposta (Stanio, 08.06.11)

Uma mulher deve se acariciar com a sombra dos dedos (Stanio, 28.06.11)

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Mix de Chapeuzinho Vermelho e blog

Começamos o dia com Chapeuzinho Vermelho, Luciana e Molly Bang. Depois listamos os locais para colocar os cartazes e distribuir filipetas de divulgação do edital da segunda turma.

Pra terminar a parte da manhã, continuamos vendo o planejamento integrado. A idéia era terminar a quarta semana, mas empacamos no debate sobre blog (aberto x fechado; função de registro do processo/rascunho x anotar o andamento das pesquisas; individual x por projeto; blog mais bem escrito x caderno de papel para rabiscar idéias sem revisão). Bebeto propôs que a gente visse experiências de uso do blog, por ex. no Rio Grande do Sul, para depois retornar à discussão de como vamos utilizar o blog aqui na Kabum.