Momento cultural Bê - sites interessantes:
juxtapoz animated gifs
Hoje finalmente conversamos sobre o DPS. Muitas idéias e sugestões, anotadas pelo Lorenzo:
1. DPS no meio de nós: Como os conteúdos são incorporados nas aulas das LEs e LTs?
Noale em Vídeo. Noni nas outras turmas.
. Jogos de Apresentação [a cada novo Ciclo (mês)? se a turma mudar...]
. Jogos de “Despedida” [ritualizar fim do Ciclo da LE (mês), DPS pode ajudar]
. Dinâmica sobre Regras, códigos, convivência
. Dinâmica da Escuta (duplas têm que contar história x interromper)
. Dinâmica Inteligências Múltiplas
. Pesquisa para projetos, concepção dos conteúdos, integração, relações
. Momentos de relaxamento, anti-estresse, reequilíbrio das energias, convivência
. DG: Tipografia (escrita chinesa, taoísmo)
. Taoísmo na vida cotidiana, yin-yang, opostos complementares, percepção de mundo/ percepção artística (parceria com OP)
. Definir horários fixos para DPS
. Participar das aulas específicas pra conhecer as relações da turma
. Combinar presença da Noni também na turma de Vídeo
. Aulas juntos e misturados, 2 turmas
. Usar tempo extra para planejamento em dupla (Noni + LE ou LT)
. Fechamento do 4º mês: dinâmica para apoiar escolha do projeto/ LE provisória. Identificar afinidade com a área (e não com colegas ou professor)
. Leitura corporal, consciência corporal; “fotografar” a postura geral da turma; postura à mesa (piqueniques gerais e banquetes!); etiqueta básica; códigos de postura social; códigos de ética (relações com colegas, autoria artística/ crédito, relações profissionais, dinheiro).
. Leitura corporal, consciência corporal; “fotografar” a postura geral da turma; postura à mesa (piqueniques gerais e banquetes!); etiqueta básica; códigos de postura social; códigos de ética (relações com colegas, autoria artística/ crédito, relações profissionais, dinheiro).
. Você se alimenta de quê? (“você tem fome de quê?”) O que se bota pra dentro. Evento em que trazem e compartilham vários “alimentos” (de comida mesmo a produtos culturais). De que maneira “alimentamos” a mídia num sentido ou no outro? O que escolhemos consumir (ou nos consome, ou nos faz consumir’), jogar, compartilhar, republicar na web, na tv... Senso crítico e compromisso! (procurar texto “o que voce consome e o que te consome”)
. Fomento via atividades lúdicas para levantar conteúdos dos projetos. DPS pode ajudar.
. DPS para desabrochar “almas de veludo”, gentileza d’alma, mais que respeito, carinho.
2. PPP e Eixos articuladores?
- Qual é o nosso Projeto Político-Pedagócio? (PPP)
- Vamos ter eixos articuladores?
Rodízio: - Identidade (quem sou eu/quem somos nós)
(conceito “identidade” segrega? Multiplicidade)
(identificação em vez de identidade: com que me identifico?)
(meus desejos x o olhar do outro)
- Você tem fome (desejo) de quê? [você consome o quê?, é consumido?]
- Etapas intermediárias para chegar à questão final (eu → nós)
- Comunidade (ou juventude): o que há em comum entre as identidades
- Transformação (sair de si, reconstruir sua identidade) via linguagem
- Como me expresso (e me revelo): linguagem não é só metodologia, é conteúdo também. Conteúdo = Forma. Forma define conteúdo. Minha identidade transformada. Se “afastar” de si mesmo (ou se conscientizar sobre si) para poder criar.
- Viagem é a escola com três estações de 6 meses. Começamos pela primavera.
- Identidade (documento) recriada com outras referências/ Passaporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário